24 de nov. de 2014


                  PLAC 2 – APRENDER EM REDE NA CULTURA DIGITAL

Cursistas: Cibele, Cléia, Márcia,Taísa e Terezinha

Ampliando nossos Repertórios sobre Experiências de Aprendizagem em Rede.

Experiência 1 – Projeto Caminhadacom passeio ciclístico feito pela Comunidade Escolar do Núcleo Educacional Crescer São Cristóvão do Sul
PROJETO CAMINHADA E PASSEIO CICLISTICO
Justificativa
Observando que é necessário ampliar o elo entre escola, alunos e comunidade escolar, sendo assim decidimos fazer uma caminhada na semana das crianças como comemoração a data e também fazer com que a comunidade escolar participe. Sendo uma forma de fazer com que as pessoas da comunidade conscientizem-se da importância da realização de atividades físicas diariamente. Desta forma o projeto se justifica devido a necessidade de incentivar a comunidade escolar e local a adotar hábitos saudáveis, quanto a pratica algum tipo de atividade fácil de ser praticada de total acesso a todos.
Entendemos que a escola é um espaço que deve ser utilizada para a difusão de ideias e informações, assim começar com este projeto dentro da escola, estaremos orientando nossos alunos e com certeza isso será repassado para as suas famílias de forma mais natural.


OBJETIVO GERAL

Incentivar a comunidade a pratica de alguma atividade física de maneira permanente, neste caso específico a caminhada com passeio ciclístico, conscientizando nossos alunos e a comunidade local sobre aforma correta de se praticar a caminhada e o passeio ciclístico demonstrando os benefícios para a saúde e de uma alimentação adequanda para a manutenção do corpo e da mente.


OBJETIVO ESPECÍFICOS
v  Incentivar os alunos e a comunidade a adotar hábitos saudáveis;
v  Incentivar a pratica da caminhada e o ciclismo orientado;
v  Proporcionar aos alunos uma atividade de qualidade e orientação para a prática correta;
v  Orientar nossos alunos e a comunidade à adoção de hábitos alimentares adequados;
v  Melhorar a qualidade de vida dos alunos e a comunidade com hábitos saudáveis.


METODOLOGIA
Primeiramente foi colocado aos alunos como iria se desenvolvera atividade e quem poderia participar, ou seja, que deveriam convidar os pais e a comunidade do município. Neste momento colocamos que deveriam organizar cartazes para fazer exposição no momento da caminhada juntamente com o passeio ciclístico colocando situações sobre os direitos e deveres dos alunos, alimentação saudável, que foram trabalhados durante o ano todo. Sendo levando em conta a vida cotidiana dos alunos quanto a pratica de atividades físicas e hábitos alimentares corretos.
Planejamos ações a serem realizadas antes de por em prática a caminhada e do ciclismo, mostrando a importância de fazermos atividades físicas para a saúde e a qualidade de vida, alimentação saudável e também os diretos e deveres.
Utilizamos aqui meio tecnológicos como máquinas fotográficas, celulares, filmadoras e com a utilização do jornal local que fez a exposição da matéria. Também os alunos realizaram pesquisas com o auxilio da informáticasobre os direitos e deveres para construção dos cartaz.


AVALIAÇÃO


A avaliação será feita através das produções dos alunos nos cartazes e também no decorrer do passeio ciclístico e a caminhadaa participação e consciência do que foi estudado perante as atividades escolares.



ANEXOS DAS FOTOS





PLAC 2 – APRENDER EM REDE NA CULTURA DIGITAL

Cursistas: Cibele, Cléia, Márcia,Taísa e Terezinha

Ampliando nossos Repertórios sobre Experiências de Aprendizagem em Rede.

Experiência 2 – ProjetoLeitura e PicNic

Justificativa
Através do dia- a- dia com os alunos percebendo o quanto é dificultoso para eles, expressar suas ideias da escrita e interpretar problemas relacionados com as diversas disciplinas e envolvendo a tecnologia existente na escola.
Todo aluno precisa expressar suas ideias, quanto aos seus sentimentos e pensamentos ao longo de sua existência. O estudo da Língua Portuguesa juntamente com leitura são ingredientes básicos e fundamentais nesse processo. A leitura é a Porta aberta para interpretar, escrever e resolver qualquer problema que venha acontecer no meio escolar ena comunidade de uma maneira geral.
Sendo assim a Orientação Pedagógica, observando o espaço físico que a escola possui para a realização de tal evento, propõe as professores do Ensino Fundamental do 1ºano ao 5ºano, através do lúdico abordar a importância da leitura e motivar tanto intrínseca como extrinsecamente o aluno destacando principalmente a literatura infantil e infanto juvenil.
Visando impactar as crianças não só da escola e também as crianças da nossa comunidade escolar, projeto da leitura e PicNic foramdesenvolvido para levar os alunos a criarem o hábito pela leitura e dentro deste contesto vivenciarem alguns valores que andam adormecidos na sociedade: como a artilha o amor e principalmente o espirito coletivo ressaltando o não a violência.
A partir da compreensão do seu papel enquanto pequenos leitores e cidadãos, o projeto enfoca o ato de ler como ponto de partida para a construção do pensamento lógico, a doação e a troca, com isso, possibilitando a capacitação da criança em construir suas relações diante da sociedade.
Trata-se de um projeto de prática de leitura onde os alunos da educação infantil e do ensino fundamental levarão para casa uma sacola contendo alguns livros de histórias infantis e um caderno de registro, onde terão que registrar e recontar a história lida; usando a imaginação, e também vivenciaram momentos de contação história.

OBJETIVOS
·         Apresentar uma forma diferente de realizar leituras;
·         Despertar o gosto pela leitura;
·         Optar por um local agradável ao ar livre para ler;
·         Sair da rotina.
·         Proporcionar situações de leitura compartilhada;
·         Firmar a parceria família X escola;
·         Resgatar o hábito da leitura;
·         Ressalvar os valores;
·         Conscientizar a não violência dentro do projeto e a partilha.


DESENVOLVIMENTO
Levantar uma campanha de leitura em todos os espaços colocando cestas enfeitadas, a qual será disponibilizadapela escola onde os mesmo tenham acesso diariamente. No momento da leitura os alunos sentarão em grupos conforme espaço nos bancos e na grama com proteção utilizando tapete, almofadas...
O espaço que a escola tem para a realização da leitura, com bancos, árvores, grama, além de ser um ambiente natural, seguro e agradável fara com que alunas e professores se relacionem descontraidamente e se sintam bem, pois tal espaço é acolhedor, cheio de vida organizado e limpo, afinal é um cantinho aconchegante.

MATÉRIAIS
Livros;
Folhas;
Nets;
Computadores;
Lousa
Cadernos de desenho;
Lápis;
Régua;
Tintas;
Máquina fotográfica;
Transportes para o sitio  onde foi realizado o PicNic;
Almofada;
Tapete;


AVALIAÇÃO

Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno leitor e da avaliação de leitura e interpretação de texto dos alunos.


ANEXOS DE FOTOS



Nenhum comentário:

Postar um comentário