ANÁLISE DOS GRÁFICOS
Através desta coleta de dados
sobre o uso das tecnologias tanto no meio educacional, quanto na comunidade
escolar, o objetivo de identificar se os professores conhecem as tecnologias de
informação e comunicação e como fazem uso das mesmas em sua prática docente. E
a comunidade escolar como vê a tecnologia perante a sociedade e a escola. O que
se observou foi que a maioria dos educadores tem computador em casa e com
acesso a internet, e que os mesmos valorizam a aplicação das tecnologias no
trabalho docente, afirmando que o uso adequado desperta e motiva os alunos para
novas aprendizagens, auxiliando na parte de fixação de conteúdos. Porém é necessárias explicaçõesque alguns
educadores têm receio em utilizar, equipamento devido a falta de conhecimento
de como montar as aulas de maneira que seus alunos consigam desenvolver as
atividades.
Atualmente sabe-se que é
indiscernível a importância da tecnologia de informação e comunicação no
cotidiano das pessoas. Por mais estranho que pareça a mesma é tão intensa que
nos surpreende ao pensar como seria viver sem ela.
“Todas as grandes inovações
tecnológicas, além dos resultados práticos imediatos, trazem consequências
profundas e transcendentais que provocam mudanças, não apenas nas atividades
que realizamos mas também em nosso modo de pensar.” ( Villardi, 2005)
Os estudos recentes destacam que
a tecnologia de informação e comunicação facilitam a vida dos educadores nas
tarefas cotidianas, tornando-se aliadas preciosas dos docentes.
Dentre os questionários feitos
com o grupo de profissionais da educação foi possível verificar que os mesmos
conhecem e utilizam os meios tecnológicos que a escola possui dentro do
possível e sempre pensando na parte do ensino aprendizagem dos alunos sendo
assim ficou claro que os mesmos reconhecem a importância e a necessidade de
utilizar as tecnologias nas aulas.Os educadores vêm que a escola possui
diversos aparelhos tecnológicos disponíveis para a utilização e que temos que
saber explorar mas com objetivo de fazer com que os alunos venham a ter o
acesso correto e voltado para a questão de conhecimento. Pois os educadores têm
a preocupação de como estão sendo vista e utilizada as tecnologias se apenas
aliadas a vida particular, sem aproveitar-se delas para o processo de ensino aprendizagem
isso acaba preocupando os docentes que no meio educacional estão tentando
colocar os pontos positivos, porém a sociedade acaba distorcendo.
Dos 67 questionários respondidos
pelos alunos conseguimos ver que nossos alunos têm conhecimento das
tecnológicas e a maioria consegue utilizá-las com autonomia e que hoje já
consegue realizar as tarefas de casas pesquisando e buscando ajuda com seus
colegas através das salas de bate papo. E que todos estão preocupados com tanta
informação existente e que tudo é importante perante a sociedade educacional.
E dos 49 pais entrevistados conseguimos
perceber que o mesmo tem conhecimento a respeito da tecnologia existente, porém
que os mesmos sabem porque aprenderam com seus filhos e que eles acreditam que
é necessário estar buscando mais informações e também que precisam estar
acompanhando seus filhos no que eles estão realmente utilizando as tecnologias,
ou seja, se a mesma está ajudando no processo de ensino aprendizagem e até onde
podem dar a liberdade de uso para os mesmos. Eles também concordam que a escola
necessita ampliar a sala de informática para que cada aluna tenha um disponível
para utilizar.
Acredita-se que esses saberes
podem ser verificados, organizados, para juntos poderem desenvolver ações de
uma educação continuada em que a tecnologia da informação e comunicação venha a
ser um instrumento vital para toda equipe docente e para a comunidade escolar
no todo.
Percebe-se que a pesquisa de pais
e alunos faz com que pensamos o que fazer para que o trabalho docente aconteça
da melhor forma possível, dentro do meio tecnológico, onde os pais acreditam
ser viável e necessário ter estes recursos dentro do processo de aprendizagem e
que muitos dos pais não conhecem direito o poder que a tecnologia possui
perante seus filhos.
Referência bibliográfica
VILLARDI, R.
Tecnologias na Educação. Uma perspectiva sócio-interacionista – Rio de
Janeiro: 2005
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