11 de out. de 2014

ANÁLISE DE DADOS










ANÁLISE DOS GRÁFICOS

Através desta coleta de dados sobre o uso das tecnologias tanto no meio educacional, quanto na comunidade escolar, o objetivo de identificar se os professores conhecem as tecnologias de informação e comunicação e como fazem uso das mesmas em sua prática docente. E a comunidade escolar como vê a tecnologia perante a sociedade e a escola. O que se observou foi que a maioria dos educadores tem computador em casa e com acesso a internet, e que os mesmos valorizam a aplicação das tecnologias no trabalho docente, afirmando que o uso adequado desperta e motiva os alunos para novas aprendizagens, auxiliando na parte de fixação de conteúdos.  Porém é necessárias explicaçõesque alguns educadores têm receio em utilizar, equipamento devido a falta de conhecimento de como montar as aulas de maneira que seus alunos consigam desenvolver as atividades.
Atualmente sabe-se que é indiscernível a importância da tecnologia de informação e comunicação no cotidiano das pessoas. Por mais estranho que pareça a mesma é tão intensa que nos surpreende ao pensar como seria viver sem ela.
“Todas as grandes inovações tecnológicas, além dos resultados práticos imediatos, trazem consequências profundas e transcendentais que provocam mudanças, não apenas nas atividades que realizamos mas também em nosso modo de pensar.” ( Villardi, 2005)
Os estudos recentes destacam que a tecnologia de informação e comunicação facilitam a vida dos educadores nas tarefas cotidianas, tornando-se aliadas preciosas dos docentes.
Dentre os questionários feitos com o grupo de profissionais da educação foi possível verificar que os mesmos conhecem e utilizam os meios tecnológicos que a escola possui dentro do possível e sempre pensando na parte do ensino aprendizagem dos alunos sendo assim ficou claro que os mesmos reconhecem a importância e a necessidade de utilizar as tecnologias nas aulas.Os educadores vêm que a escola possui diversos aparelhos tecnológicos disponíveis para a utilização e que temos que saber explorar mas com objetivo de fazer com que os alunos venham a ter o acesso correto e voltado para a questão de conhecimento. Pois os educadores têm a preocupação de como estão sendo vista e utilizada as tecnologias se apenas aliadas a vida particular, sem aproveitar-se delas para o processo de ensino aprendizagem isso acaba preocupando os docentes que no meio educacional estão tentando colocar os pontos positivos, porém a sociedade acaba distorcendo.
Dos 67 questionários respondidos pelos alunos conseguimos ver que nossos alunos têm conhecimento das tecnológicas e a maioria consegue utilizá-las com autonomia e que hoje já consegue realizar as tarefas de casas pesquisando e buscando ajuda com seus colegas através das salas de bate papo. E que todos estão preocupados com tanta informação existente e que tudo é importante perante a sociedade educacional.
E dos 49 pais entrevistados conseguimos perceber que o mesmo tem conhecimento a respeito da tecnologia existente, porém que os mesmos sabem porque aprenderam com seus filhos e que eles acreditam que é necessário estar buscando mais informações e também que precisam estar acompanhando seus filhos no que eles estão realmente utilizando as tecnologias, ou seja, se a mesma está ajudando no processo de ensino aprendizagem e até onde podem dar a liberdade de uso para os mesmos. Eles também concordam que a escola necessita ampliar a sala de informática para que cada aluna tenha um disponível para utilizar.
Acredita-se que esses saberes podem ser verificados, organizados, para juntos poderem desenvolver ações de uma educação continuada em que a tecnologia da informação e comunicação venha a ser um instrumento vital para toda equipe docente e para a comunidade escolar no todo.
Percebe-se que a pesquisa de pais e alunos faz com que pensamos o que fazer para que o trabalho docente aconteça da melhor forma possível, dentro do meio tecnológico, onde os pais acreditam ser viável e necessário ter estes recursos dentro do processo de aprendizagem e que muitos dos pais não conhecem direito o poder que a tecnologia possui perante seus filhos.

Referência  bibliográfica

VILLARDI, R.  Tecnologias na Educação. Uma perspectiva sócio-interacionista – Rio de Janeiro:  2005

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